Você sabe mesmo o que é
Gestão Comportamental?

Aprenda tudo sobre Gestão Comportamental da forma mais simples possível:
através de perguntas que outras pessoas já fizeram.

Perguntas Frequentes sobre Gestão Comportamental

APRENDA MAIS E MAIS TODA SEMANA

Inicie a sua jornada agora e aprenda mais sobre Gestão Comportamental e perfil comportamental com perguntas de outros profissionais.

SEJA UM EXPERT EM GESTÃO COMPORTAMENTAL

No fim da sua jornada você estará apto a utilizar a Gestão Comportamental no seu RH e aliá-la aos seus processos. Aumente os seus resultados com conhecimento!


Então, vamos lá?

foguete

A Gestão Comportamental é uma estratégia que tem o objetivo de entender as tendências e competências de comportamento dos colaboradores de uma empresa e geri-los a partir dessas informações A Gestão Comportamental possibilita o desenvolvimento de uma gestão de pessoas mais assertiva em todos os seus processos, partindo do momento do recrutamento até a demissão.

Perfil comportamental é uma maneira de decifrar os comportamentos que as pessoas possuem sob estímulos de acordo com suas características. Essas atitudes são vinculadas aos valores pessoais e influências do meio e relatam de forma única e diferente o comportamento de cada um.

Os quatro perfis comportamentais são: Executor, Comunicador, Planejador e Analista. As principais características de cada um são:

EXECUTORES - As pessoas que possuem perfil Executor dominante tendem a ser ativas, otimistas e dinâmicas. Líderes naturais, não têm medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. Além disso, costumam ser muito competitivas, realizar suas tarefas de forma rápida e são focadas em resultados.

COMUNICADORES - As pessoas que possuem perfil Comunicador dominante tendem a ser extrovertidas, falantes, ativas, não apreciam monotonias e se adaptam com facilidade. Além disso, precisam de contato interpessoal e de um ambiente harmonioso, entretanto, não gostam de passar despercebidas. São amigas de todos e atuam melhor em equipe.

PLANEJADORES - As pessoas que possuem perfil Planejador dominante tendem a ser calmas, cuidadosas e autocontroladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas. Além disso, são flexíveis e disciplinadas.

ANALISTAS - As pessoas que possuem perfil Analista dominante tendem a ser preocupadas e rígidas, porém calmas. Seu comportamento com as pessoas é discreto. Geralmente são indivíduos calados e retraídos. Também são bastante críticos e sensíveis.

Todos possuem os quatro perfis comportamentais, a diferença é que as pessoas tendem a ter um ou dois perfis mais desenvolvidos que outros dois. Esses dois perfis mais desenvolvidos são considerados dominantes.

Para saber qual é o perfil comportamental de uma pessoa, você precisa fazer o seu um mapeamento comportamental. O mapeamento é capaz de identificar as competências e tendências de comportamento de uma pessoa. Para realizá-lo, você precisará contar com uma ferramenta que aplique testes de perfil comportamental. É muito importante que o sistema seja confiável!

Sim, o perfil pode mudar com o tempo. Isso acontece porque o perfil comportamental depende de fatores como o meio em que a pessoa está inserida e do seu momento pessoal e/ou profissional. É por este motivo, inclusive, que é recomendado realizar o mapeamento de colaboradores de 6 em 6 meses.

Sim. A melhor parte da Gestão Comportamental é que ela é bastante democrática. Para começar a utilizá-la em uma empresa ou setor, basta ter conhecimento sobre os seus conceitos e aplicações. Aliás, é possível fazer um curso gratuito sobre Gestão Comportamental na prática clicando aqui.

A resposta é: quando você quiser! A Gestão Comportamental, como dissemos anteriormente, pode ser usada por qualquer gestor de pessoas, independente do tamanho do time, dos desafios ou qualquer outro fator.

Pelo contrário. A Gestão Comportamental auxilia na redução de custos através da adequação do perfil ao cargo, gerando impactos positivos em todos os processos de gestão de pessoas, do Recrutamento e Seleção ao último momento do colaborador na empresa. Aliás, muitas pesquisas já comprovaram que boa parte das demissões acontece devido a aspectos relacionados ao comportamento profissional, e não diretamente aos conhecimentos técnicos, know-how e experiências anteriores.

Dessa forma, é fundamental contar com um bom mapeamento para evitar custos diretos e indiretos, tais como: alta rotatividade, adequação a treinamentos, integração de colaboradores, qualidade das entregas dos colaboradores e, consequentemente, produtividade.

Para ser um Analista Comportamental certificado, você precisa participar de uma Formação ou realizar um curso EAD.

Gostou de saber um pouco mais sobre Gestão Comportamental?
Insira o seu e-mail abaixo e parta agora para o próximo nível!
Enviaremos um conteúdo exclusivo para você.

©  2019 Solides Tecnologia - Todos Direitos Reservados